terça-feira, 16 de outubro de 2012

Match Odds vs Unders


Boas amigos. Hoje vou-vos falar sobre os 2 mercados mais requisitados no trading em futebol.

Muitas pessoas, quando se iniciam no trading, experimentam ambos e ficam indecisos sobre qual tem mais oportunidades e rentabilidade. Outras pessoas, até conseguem ter rentabilidade nos 2 mercados.

Eu pessoalmente, gosto mais do Match Odds, mas não censuro nem desvalorizo quem trabalha e prefere exclusivamente os Unders. Simplesmente tem a ver com a minha preferência, uma vez que é possível tirar lucros de ambos.

Aquilo que me atrai no mercado das probabilidades é principalmente a liquidez. Como já referi em outros posts, quanto mais dinheiro houver num mercado, mais sinais temos que o mesmo é frequentado por vários apostadores recreativos. Ou seja, o rácio Traders Profissionais vs Traders aspirantes vs Apostadores é muito mais conveniente. Não é por acaso que num Liverpool vs Tottenham temos 7 Milhões de Euros antes da partida começar, e num Middlesbrough vs Leeds, temos 500k ou 1M€ na melhor das hipóteses.

Os traders profissionais não decidem todos ao mesmo tempo "vamos trabalhar no jogo do Liverpool". O dinheiro existe em mais abundância porque há muitos adeptos no mercado e muitos apostadores recreativos, dado que são equipas com uma massa adepta muito grande. Já sabem, quantos menos traders de sucesso existirem num mercado, mais fácil é fazer-se dinheiro.

Por outro lado, neste mercado os movimentos são mais "irregulares", e não tão fáceis de prever. Não é assim tão fácil perceber quando uma odd vai subir desenfreadamente, quando vai ficar parada, ou quando vai descer. Com muitas horas de estudo e prática, é possível prever estes movimentos, mas quando a margem de erro é maior lembrem-se que também é mais provável conseguirem tirar dinheiro a outras pessoas, dado que o movimento do mercado não é sempre linear.

Outro aspecto interessante no mercado das probabilidades é o facto de por vezes podermos beneficiar de golos que nos dão lucro, com uma exposição de 10 minutos na qual não perdemos absolutamente nenhum dinheiro, e em que a nossa equipa esteve a realizar um autêntico massacre e banho de bola ao adversário.

No mercado dos Unders há algumas diferenças. Em primeiro lugar, a maior parte das estratégias que lá se podem utilizar estão extremamente limitadas a nível de stake. Não é por acaso que a maior parte das pessoas que trabalham neste mercado são "obrigadas" a efectuar vários jogos por dia, para terem rentabilidades interessantes. Isto requer mais horas de trabalho e mais cansaço, mas continua a ser melhor que a maior parte dos empregos actualmente disponíveis em Portugal.

O rácio traders vs apostadores recreativos neste mercado é francamente mais negativo em relação a um trader. As quantidades de dinheiro são muitas vezes 100% inferiores às do Match Odds, e não é um mercado tão apelativo para apostar ao vivo (isto em relação a pessoas não profissionais).

No entanto não são só desgraças (pelo contrário). O movimento do mercado Unders é praticamente sempre linear. O mercado desce desce o apito inicial. Umas vezes menos, outras vezes mais. Mas se toda a gente sabe perfeitamente que o mercado tem um sentido praticamente sempre descendente (excepto na ocorrência de golos) então as vantagens e Hedge a tirar do mercado não podem ser assim tão fáceis de obter. Tem que haver mais competição. Mesmo com esta competição, é aliciante prevermos que um jogo está muito parado e que assim estará nos próximos 2 minutos, e ao fim desses 2 minutos tirarmos, por vezes, quase 10%. Isto acontece no Match Odds, mas não com a frequência e facilidade com que acontece nos Unders. E é muito mais complicado analisar tal coisa nas probabilidades do que num Under 2,5, também.

A coisa complica-se quando há golos. Seja ele de quem for, se tivermos uma posição aberta vamos perder dinheiro, nada a fazer. Por isso requere cuidados redobrados neste aspecto. Ao passo que no Match Odds, mesmo quando estamos a aproveitar uma subida repentina de odd, podemos sofrer 1 dos 2 golos possíveis de acontecer. O da nossa equipa, que nos dá um lucro agradável, ou da equipa adversária, que aí sim nos dá prejuízo.

Por isso posso-vos dizer o seguinte. Quem souber prever bem uma subida de 5%/10% no Match Odds num curto período de tempo, está em clara vantagem sobre quem aproveita essas subidas/descidas nos Unders/Overs. O EV é maior no primeiro caso, as stakes utilizadas também.

No entanto quem anda nos Unders pode fazer isto várias vezes num jogo, cabe a cada um decidir o que gosta mais, e como se sente mais confortável.

Em suma:

Match Odds:
- Liquidez
- Rácio Traders vs Apostadores Recreativos mais positivo para profissionais
- Menos competição
- Situações "únicas" nas quais o difícil é não lucrar
- Lays a 1,05 ou menos com 30 minutos de jogo pela frente, a pagarem bem quando há simplesmente um golo

Desvantagens:
- Mercado Irregular, difícil de ler para principiantes
- "Termina" cedo se um super-favorito faz 1-0 ou se um jogo começa cedo com 2-0


Unders:
- Sentido único de mercado, fácil leitura
- Mercado com possibilidade de se fazer dinheiro do minuto 1 ao 90
- Pouco tempo de exposição VS Rentabilidade

Desvantagens:
- Muita competição entre traders
- Menos liquidez/stakes limitadas
- Qualquer golo contra a nossa posição equivale a prejuízo

Abraço,

Daniel

4 comentários:

  1. Excelente tópico Daniel,

    Presentemente ando mais pelos Unders, mas sei que é no Match Odds que está o dinheiro a sério. As estagnações que referes no Match Odds seguem um padrão ou variam de jogo para jogo ? como tem mais punter e pelo que tenho visto um jogo é um jogo. Realmente reparei que há jogos que a equipa favorita tá a pressionar e a odd dela pco se mexe. Porém tenho visto isto mais logo no inicio do jogo, o que normalmente tb nao há tantos golos. Qd entras em back e depois nao há golos, tentas reduzir o Red neste mesmo mercado ou assumes a perda ?

    Em vez de Back ao favorito, tb poderás fazer lay ao não favorito ? aqui sempre havendo um golo do favorito ganhar e deixando o jogo correr tb lucras. o pior é um golo do underdog.

    Outra coisa que tb creio que convém referir é que no Match odds é mais importante conhecer a equipa enquanto nos under's nem tanto. Daí só trabalhares as tuas "Equipas" enquanto que eu vou a tudo se enquadra na minha estratégia dos under's.

    Zé Gomes

    Abraço

    Excelente tópico.

    ResponderEliminar
  2. Boas Daniel,

    Um aparte: pelo que me apercebi fazes um número limitado de jogos à semana, imagino que meia dúzia no máximo? Num outro post vi que referias que o futebol era o desporto com muita variância de resultados, visto que nem sempre a melhor equipa em jogo não é a que ganha, e dado o teu estilo de jogo no Match Odds, seria o que mais te afectaria o P&L. Estou correcto?

    Caso esteja correcto, não consideras colocar mais volume no teu jogo (caso haja liquidez para isso), de modo a esbater a variância de uma semana com jogos atípicos?

    Cumps,
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Bons dias Daniel. Estive a pensar no projecto que estás disposto a "oferecer" ao pessoal. Existe imensa gente de certeza como eu , que muitas das vezes nao poderá assistir aos jogos em directo e a unica forma de resolver esse probelma seria uma gravaçao. Será possivel ?
    Tiago

    ResponderEliminar
  4. Daniel se tiveres disponibilidade, podias responder às minhas dúvidas ?

    Abraço,

    Zé Gomes

    ResponderEliminar